Espanha – Vale a pena

A única coisa que eu sempre tento fazer, é desmistificar a noção absurda que a Espanha é sinônimo de riqueza e mar-de-rosas. Existe gente feliz sim ( mesmo porque muita gente é feliz com muito pouco e o conceito de felicidade é muito variável), mas existe gente que fracassa em suas metas, objetivos e volta decepcionado, pior do que veio. É essa realidade que muita gente fecha os olhos, mascara e falseia, que eu quero mostrar. Não que a espanha seja so decepção, na verdade estou feliz aqui, mas faço parte da metade, que gosta, ta integrada e tem muita, muita sorte (graças a Deus), a maioria, pelo menos que eu conheço vive falando mal do pais, da língua, da comida e de tudo mais, o que vejo é que essas pessoas so lembram das coisas boas do Brasil, não lembram das dificuldades, dos problemas, do salário (de merda), da falta de oportunidades e de tudo mais que sabemos todos que dali viemos.
Não que aqui na Espanha estejamos a salvo de tudo isso, na verdade aqui as coisas são tão ou mais dificies do que em nosso amado pais, além da língua que temos como obrigação aprender, também quem quer vencer por aqui tem que suar a camisa e estar preparado para o que der e vier (principalmente quem não tem documentação, que é o caso da maioria) as oportunidades para os “sem papeis” são poucas, tem que ser aproveitadas e agarradas com dentes e unhas. No mais o que penso é que quem quer vir morar aqui tem que antes se informar e muito bem, antes de fazer dividas e depois vir pra ca e ficar sem trabalho, com contas e vendo o dinheiro ir embora que é o que acontece com a maioria das pessoas que voltam desiludidas a outra parte que vem e fica mal são aqueles que vêem porque um amigo ou parente lhes falou que é bom e quando chegam se assustam e ficam o dia todo metido na casa depois de ter dado com a cara em meia dúzia de portas.
Muita gente vive de aparência: triste, sem grana no bolso, solitário, frustrado, mas demostra exatamente ao contrário. É o mundo das aparências, “morre, mas nao perde a pose”. Fake total. E é a imagem que sai pro mundo e os reflexos vão se propagando numa corrente de falsidade. Falta sinceridade sim na vida; falta que as pessoas não tenham medo de assumir o que são de verdade, sem vergonha. Muita gente mente, engana, destrói, rouba, derruba “companheiros” de trabalho, mata para manter um status de vida que não é o seu, porque vê fundamental “aparecer”, manter- se em “no alto da onda”. Muita gente se aproxima de outra só quando acha que pode tirar algum proveito dessa “amizade”. E isso tudo com uma naturalidade que me horroriza.
E isso acontece com muitas pessoas que moram no aqui( é a realidade que presencio agora): adoram mostrar o que não são, o que não têm. Carecem do “ser” e do “ter”, têm o rei-na-barriga, o mundo das aparências prevalece. Gente que vive frustrada porque sonha com coisas impossíveis, e acaba sugando, usurpando, vampirizando o que é do outro. Enganar a si mesmo é o pior dos enganos.

Afinal conclusivamente o que vejo é que a Espanha é um lugar muito interessante, bom pra se viver e estar, onde as pessoas de iniciativa e perseverança como em qualquer lugar do mundo acontece, vencem, mais assim mesmo a todos nós ainda falta algo, creio que é um pouco de Brasil.