O paladar é adaptável e a dieta mediterrânea maravilhosa!



Muita gente me pergunta sobre a alimentaçao aqui na Espanha... o que se come, o que se encontra nos mercados, como é a tal dieta mediterrânea. Vou confessar, quando cheguei aqui morria de saudades da comida brasileira, principalmente do arrozinho com feijao, que eu adoro... Nao via graça em alguns alimentos e até cheguei a enjoar do azeite de oliva (todos os pratos sao feitos com azeite em abundância).
Com o tempo você vai acostumando com o sabor dos novos alimentos, vai aprendendo a degustá-los como se deve e passa entao apreciar cada um da maneira devida...e quando menos espera percebe que a nova dieta já faz parte de sua vida.
Aqui vou falar um poquinho sobre alguns alimentos BÁSICOS da dieta mediterrânea espanhola, aqueles que a gente come no dia-a-dia ou em lugar do antigo churrascao do fim de semana.
1. El aceite de oliva: Base de toda a alimentaçao aqui na Espanha. Se utiliza desde o tempero de saladas até a fritura da carne e das batatas. Por aqui tem um sabor intenso e é utilizado de mao cheia em todas as refeiçoes.

2. Las aceitunas: Se você chega em um bar ou na casa de um amigo para tomar um cerveja e ver o futebol, com certeza entre os quitutes que te sirvam estará a azeitona. Também nao pode faltar nas saladas e na carne.

3. La tortilla española: Receita básica na dieta espanhola. Feita com ovos, batata e cebola e muuuuuuuito azeite de oliva, tem um sabor simples, mas cativante, ideal para os iniciantes em alimentaçao mediterrânea.

4. El pan: É como o arroz nosso de cada dia. Ao contrário de nós brasileiros, que comemos pao no café da manha, acompanhado de um cafezinho, aqui o pao é o chamado "acompañamiento", se come com a verdura, com a carne, com a massa... Aqui há uma infinidade de paes, o que faz valer a pena trocar nosso arroz pelo trigo.

5. El jamón: Verdadeiro manjar dos deuses.Um dos produtos mais exportados por Espanha. Olhando assim, pode parecer exquisito, se trata de uma grande pata de porco defumada em condiçoes especiais. Deve ser cortado com técnica em fatias muito fininhas e comido acompanhado com azeite, pao e vinho.

6. La paella: Conhecida internacionalmente, fazendo jus a essa fama.Receita a base de arroz (um arroz redondo, diferente do que conhecemos), verduras, curry e o tipo de carne a escolher: pode ser uma paella de carnes (coelho, cordeiro, frango, bovina) ou marico (camaroes, lagosta, mexilhoes). Geralmente se come nos fins de semana, com família e amigos na mesa, algo como nosso churrasco entre amigos.

7. El gazpacho: Prato típico de verao. Sopa fria feita a base de verdura crua picadinha (cebola, tomate, pimentao e pepino), vinagre de vinho, azeite de oliva e sal. Pode parecer estranho aos paladares menos atrevidos, mas vale a pena provar.

8. Los quesos: Por aqui há uma infinidade de tipos, já cheguei a provar queijos de uva e abacaxi, que vale dizer, sao deliciosos. No meu dia-a-dia sempre como o roquefort e principalmente o queijo de burgos, que é muito parecido com o queijo de ricota, baixinho em sal e em caloria, além de delicioso. Tudo isso com um bom vinho é de deixar qualquer um rendido!

9. Los churros: Até chegar aqui, nao sabia que os churros sao uma receita espanhola. Faz parte do café da manha ou de algum lanche, mas aqui nao sao comidos com doce de leite ou goiabada (forma mais comum no Brasil) e sim com uma boa xícara de chocolate quente. Ideal para espantar o frio ou qualquer ressaca.